Fab Lab, Cultura Maker, Projeto, Ônibus, Mauá, Mercedes, 3D, Interativo

Sobre o projeto

FabLab Móvel

O projeto FabLab Móvel, surgiu de uma iniciativa da Mercedes Benz Brasil com a faculdade Instituto Mauá de Tecnologia cujos alunos foram desafiados a criar um FabLab (uma pequena oficina que oferece equipamentos de fabricação manual e digital) no interior de um ônibus da Mercedes Benz.

O trabalho só foi concluído pelo empenho e dedicação dos participantes do grupo (Cristiano Ferrari, Guilherme Almeida e Lucas Battaglia) os quais através de muito estudo e pesquisas chegaram a um modelo de FabLab impecável tanto no interior quanto no exterior. Adequado a todas as exigências e demandas dos realizadores do projeto, o  grupo fez com que o ônibus ficasse não apenas com um design e acabamento interessante e chamativo, mas também que fosse funcional e interativo com os usuários do FabLab.  

 
3D, Layout Interno, Máquinário FabLab, Móveis, Design de Interiores
3D, Layout Interno, Máquinário FabLab, Móveis, Design de Interiores
3D, Layout Interno, Máquinário FabLab, Móveis, Design de Interiores

Processos de 

Criação - 3D

Para criar o ambiente interno, após muitos estudos e discussões sobre a ergonomia do espaço para com o usuário, em relação aos móveis e equipamentos. O grupo decidiu que este (imagens ao lado e em baixo) seria o melhor modelo para o interior do FabLab, este que foi modelado e renderizado no software SolidWorks pelos membros do grupo.

Processos de Criação - Layout Externo

Ilustração, Illustrator, design, mauá, mercedes, Fab Lab, design gráfico
Ilustração, Illustrator, design, mauá, mercedes, Fab Lab, design gráfico
Illustrator, design, mauá, mercedes, Fab Lab, design gráfico
Illustrator, design, mauá, mercedes, Fab Lab, design gráfico
Ilustração, Illustrator, design, mauá, mercedes, Fab Lab, design gráfico

Na criação do design externo do ônibus o grupo optou por querer impactar qualquer pessoa que se deparasse com ele na rua, para que estas se interessassem pelo ônibus e pesquisarem mais sobre, e por fim se tornassem novos possíveis usuários.

Para isso ser possível o grupo reuniu elementos da cultura maker como formas que lembrassem post-its e cores que associavam a ela para trazer uma dinâmica diferenciada ao design. Juntando isso ao logotipo criado para este FabLab resultou nas imagens abaixo:

Processos de Criação - Realidade Aumentada

Para gerar uma interação a mais com o usuário foi criado um filtro de realidade aumentada, em que ao apontar o celular/ipad conectado ao app ZapAR ao crachá entregue no início da experiência FabLab para os participantes, um modelo 3D do interior do ônibus apareceria em sua tela, onde o usuário poderia interagir com as máquinas para saber o que são e entender melhor seu funcionamento.

Segue o exemplo do funcionamento no vídeo ao lado:

 

 

Sobre o Desafio

Corona Vírus

Como o nome já diz, este projeto foi designado para os alunos da Mauá em meio a pandemia do Corona vírus. O desafio consistia em criar um produto em que traria algum tipo de solução a uma problemática gerada pelo vírus.

No caso do meu grupo composto pelos alunos Guilherme Almeida, Gabriela Lopes, Lucas Battaglia e eu. Focamos em distribuir itens de higiene, como álcool em gel e máscaras descartáveis, em lugares com maior movimento na pandemia como farmácias, supermercados e posto de gasolinas. Para isso criamos um toten que funciona basicamente como uma "vending machine" mas a diferença é que o usuário não encostaria na máquina para realizar a compra. 

CoronaVírus, ToTu, Problemática, Design, toten, vending machine

Como Funicona?

O funcionamento é simples e intuitivo. Ao se deparar com o toten o usuário que se interessar poderá ler um informativo guia localizado em algum dos lados da máquina, lá ele encontrará o passo-a-passo do que fazer para retirar seu produto. O primeiro passo seria baixar o app TOTU (melhor exemplificado na página de Ux/Ui) onde será viabilizado toda a operação. Ao abrir o aplicativo o usuário verá uma réplica digital da frente da máquina, na qual escolherá seus produtos para adicionar ao carrinho. Quando finalizar o pedido e clicar em RETIRE JÁ aparecerá um formulário de cartão de crédito em que ao ser preenchido e aprovado, um QR code será gerado ao cliente onde o mesmo ira aponta-lo para o leitor localizado no toten que finalmente liberará os produtos em uma cestinha para serem retirados.

Após a compra ser finalizada, o app perguntará ao usuário se poderia responder algumas perguntas para ajudar no banco de dados da empresa e ao finalizar o questionário a máquina liberaria uma borrifada de álcool gel para a pessoa.

Design do Toten

O design da máquina seria simples e moderno para ser associada a higiene e confiança. Com um gradiente de cor que remete á saúde, a máquina apresentaria elementos claros e de fácil entendimento do usuário.

Design do Logo

O logotipo teve inspiração em um tatu bola pois este é uma das maiores simbologias de proteção do reino animal, quando este animal se fecha nenhum outro predador é capaz de abri-lo para atacar. A forma circular também remete a segurança e proteção, e os gradientes #6Ef6CE e #6CB2E8 trazem um aspecto de limpeza e saúde ao logotipo.

 

Conceito LumeBox

O conceito deste projeto foi ser criado para um concurso imobiliário da marca renomada Veromobili, cujos participantes deveriam criar um móvel ou luminária que se adequasse aos padrões da marca. Para isso o design conceito de luminária (mostrado a baixo) elaborado por Cristiano Ferrari e Lucas Battaglia seguiu a linha da simplicidade alinhada a modernidade onde o produto conversasse com variados ambientes. 

Para a criação do projeto, criamos uma persona para nos basearmos em um público alvo que nos focaríamos e editamos um vídeo (ao lado) para deixar-la bem caracterizada.   

 

Conceito CMF-Byton

Neste projeto, a ideia era fazer um estudo de CMF em que os alunos analisariam diferentes texturas, padronagens, combinações de cores, ambientação, ergonomia do espaço, personas dentre outros, para no fim dos estudos aplicarem outras opções de cores e tecidos no interior de carros da marca Byton. Nestes exemplares fizemos análises e comparações de como seria o antes e depois do carro com as novas texturizações.

Painel de Cristiano Ferrari

Painel de Lucas Battaglia

Painel de Guilherme Almeida